Tio Taquari - poema




Serpenteando entre as montanhas,

Como rodilhas de um laço,

Rumorejando as entranhas

Da terra buscando espaço.


No verde mato dos montes,

Numa lépida cadência,

Perdido nos horizontes

Pedindo cancha e querência.


Vens descendo das alturas

E num trotear teatino,

Traz na garupa a fartura,

Reafirmando teu destino.


Tens histórias de entreveiros

Dos piquetes farroupilhas

De guapos, heróis, guerreiros,

Que a memória se entropilha.


Nas torrentes de tuas águas

Meu rio xucro Taquari

Não domaste as minhas mágoas

Nem meus sonhos de guri.


Nas torrentes de tuas águas,

Tens histórias de entreveiros,

Meu rio xucro Taquari,

Que num trotar teatino

Não domaste as minhas mágoas

De guapo, herói, guerreiro,

Nem meus sonhos de guri.


Um comentário:

Unknown disse...

Belíssimo! Primeira Penha da Canção Crioula - Lajeado. Inesquecível!