Estrela-RS - Antigo Moinho de trigo e milho - 1956



Moinho Estrelense


Indústria moageira em Estrela, de Ruschel Irmãos, construído em 1956, fabricante das farinhas de milho e trigo.


Farinha de trigo marcas registradas Thomaz e Melita - Rua Cel. Brito, 613 – conforme livro “Município de Estrela 1958” do acervo do Memorial da Aepan-ONG.


Em 1971, houve um grave acidente quando caiu parte do moinho, morrendo soterrado o operário, Sílvio Trapp. Foi desativado no início da década de 1980.


Depois funcionou no local uma empresa do ramo de calçados e mais tarde uma agropecuária.


Em 2002 o prédio foi totalmente consumido por um incêndio.


Os escombros do moinho ainda podem ser vistos até hoje, próximo a ponte do Stangler.


Pesquisa: Airton Engster dos Santos

Fonte: “Município de Estrela 1958” e Clipagem do acervo da Aepan-ONG.


Um comentário:

Unknown disse...

Oi meu nome é Magnus Henrique W. Batista . Eu estudo na escola EMEF Leo e Joas , eu e mais dois colegas estamos realizando um projeto que nos foi dado que é "Estrela que eu quero" Minha ideia e dos meus dois colegas era a de reformar o antigo moinho, transformando o em um Museu para a nossa cidade , e este mesmo serviria com ponto turístico.