Santa Clara do Sul - Irmã Imeldis



Irmã Imeldis recebeu

Voluntários da Aepan-ONG e contou sua história


Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer estiveram visitando o Lar Divina Providência em Santa Clara do Sul quando foram recebidos pela Irmã Imeldis, que contou sua história.


A Irmã Imeldis nasceu no dia 13 de dezembro de 1917. Foi batizada com o nome de Ottília Ruwer, na Igreja São Francisco Xavier, de Santa Clara do Sul. É a 6ª filha de um grupo de 14 irmãos.


Ainda jovem, sentiu o chamado à vida religiosa. Em Florianópolis se preparou para ingressar na Congregação das Irmãs da Divina Providência.


Foi admitida ao Postulado (etapa inicial da vida religiosa) no dia 29 de junho de 1936. Duas de suas irmãs também se tornaram religiosas: Irmã Olívia e Irmã Zita. Um de seus irmãos se tornou sacerdote, Padre Albino, e outro Marista, Irmão José.


Na congregação recebeu o nome de Irmã Imeldis como é conhecida até hoje. Naquela época, todos que entravam para vida religiosaassumian um novo nome para garantir privacidade.


Irmã Imeldis sempre teve vocação para cuidar dos doentes, se formando em enfermagem. Atuou 11 anos no hospital de Lages-SC, depois trabalhou no Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre e Pelotas; Arroio do Meio; No São José do Cedro e Pinhalzinho; em Santa Catarina; no Hospital de Caridade e farmácia de Santa Clara do Sul e Hospital Bruno Born de Lajeado. Disse que as irmãs são enviadas para muitos lugares. Antigamente não existia anestesia e as irmãs faziam os procedimentos.


Irmã Imeldis conta que há 33 anos atrás não havia pessoas para levar eucaristia aos doentes. Foi então que o Padre Marino Bohn determinou que ela o fizesse, tornando-se a primeira ministra da Eucaristia de Lajeado.


Também trabalhou na Pastoral do Idoso junto ao Hospital Bruno Born, denominada Pastoral do Espírito Santo, criada em 1987.


Para Irmã Imeldis não existe cansaço. Está sempre envolvida com alguma atividade. Ela se dedica agora à confecção de cartões com mensagens especiais. Também confecciona cartões para doentes em hospitais. Faz também meia e mantas de tricô para os mais necessitados. E tudo isso com 92 anos de idade.


Irmã Imeldis é um exemplo para toda sociedade e igreja de pessoa que se doou durante toda uma vida aos doentes e necessitados.


Foi uma lição de vida para nós da Aepan-ONG, que muito aprendemos com seu exemplo e palavras de encorajamento.


Texto e fotos: Alex Eurico Santiago




Nenhum comentário: