Família Schinke - Um museu em casa




Um museu em casa


Nascida em Taquara, Rio Grande do Sul, casada com o médico Doutor Werner Schinke, moradora de Estrela. Dona Gisela possui em casa um verdadeiro museu.


Os objetos foram adquiridos com muito esforço, mas contou com a ajuda de muitas pessoas que conheciam sua paixão por objetos antigos, também ajudaram com doações, porém uma grande parte veio de herança.


Gerações de pessoas que tiveram paixão pela história guardaram objetos antigos como testemunhos de tempos que não voltam mais.


Dona Gisela contabiliza mais de 3.000 objetos, incluindo livros, da vasta biblioteca, classificados segundo tema, material, procedência, data ou período, estado de conservação, enfim uma verdadeira certidão de cada objeto.


Algumas peças são raríssimas, outras exclusivas, cuja procedência é dos mais diversos países do mundo, porém grande parte da Alemanha, principalmente do Brasil.


É uma verdadeira viagem no tempo, uma aula de história visitar a família Schinke em Estrela.


Dona Gisela aprecia muito os instrumentos musicais que colecionou ao longo de tantos anos, onde se encontram uma tuba-baixo que havia sido exposta na Exposição Mundial de Paris em 1900, mandolinos italianos, uma balalaica russa, um contrabaixo antigo, uma harpa inglesa, violinos, cítaras alemãs, gramofones, instrumentos de sopro, da pequena ocarina ao saxofone, do pistão à tuba.


Objetos de louça inglesa, porcelanas, cristais nacionais e estrangeiros são expostas os dentro de cristaleiras restauradas com maior cuidado e esmero.


A roca, instrumento de fiar o fio de lã, adquirido no município de Teutônia, fazia parte do enxoval das mulheres dos imigrantes, que usavam o fio para seus trabalhos manuais, tricotando meias, pulseiras e abrigos. Passava de mãe para filha a tradição.


A parede da residência museu está cheia de quadros pintados. Dona Gisela herdou o dom da pintura de seu pai, o professor Erich Schulz, imigrante vindo da Alemanha em 1913, antes da 1ª Guerra Mundial.


Dona Gisela participou de muitas exposições de artes plásticas, individualmente ou em coletivas com outros artistas.


Dona Gisela pintou muitos quadros incluído um da escadaria do antigo Porto de Estrela, por onde escoavam a produção colonial da região, partiam e chegavam passageiros de vapores e gasolinas que atracavam diariamente para viagens até os diversos portos do Rio Taquari.


Outra curiosidade é a coleção de pinicos de porcelana com ou sem tampa muito apreciada pela museóloga.


Os instrumentários cirúrgicos antigos, equipamentos de laboratório, apetrechos de enfermagem, consultório dentário, cadeira de dentista, broca movida a pedal, tudo muito bem preservado.


É um trabalho de doação. A família faz o trabalho de manutenção dos objetos orientados por Dona Gisela que fez cursos de museologia e possui muita literatura especializada em antiguidades e como tratá-las.


Dona Gisela há muitos anos recebe visitantes de diversos países e de outros estados brasileiros em sua residência museu.


É uma viagem no tempo conhecer e até sentir de perto a história visitando a casa da família Schinke em Estrela-RS.


Curiosidades sobre os instrumentos musicais:


Balalaica:

Instrumento de três cordas medilhaveis de formato triangular. Russa e Leste Europeu.


Cítara:

Instrumento musical de cordas tensas, com caixa de ressonância de madeira.


Ocarina:

Flauta globular de embocadura, com oito furos.


Airton Engster dos Santos

Fonte: Memorial da Aepan-ONG

Um comentário:

Unknown disse...

Podem me ajudar encontrando o brasão dos Schincke .Tenho muito interesse na história da nossa familía. Desde ja agradeço!!!