Estrela-RS - Clínica Médico-Cirurgica - Dr. Alexandre Snel – primeiros anos do Século XX


Clínica Médico-Cirurgica

Dr. Alexandre Snel – primeiros anos do Século XX


Fundada e dirigida na Vila da Estrela pelo médico Dr. Alexandre Snel, ex-assistente dos professores Geheimrat Kimmel e Oberarzt Rüder.


Tendo freqüentado os principais hospitais da Alemanha, Eppendorfer-Krankenhaus de Hamburgo, Königliche Klinick de Berlim, o Dr. Alexandre Snel, instalou em 15 de julho de 1914, a sua clinica na Vila da Estrela depois de uma excursão de dois anos pelo mundo cientifico.


Funcionava em prédio próprio, dispondo de bem organizadas seções como salas de cirurgias sépticas asepticas, consultório, gabinete para Raio X e para oftalmo-otorino-laringologia, salas para instrumentos, esterilização, etc...


Era um estabelecimento do gênero mais completo para época dotada de todos requisitos necessários.


As especialidades do Dr. Alexandre Snel eram operações em geral e partos. Ao lado da clínica havia a farmácia bem montada que pertencia ao pai do Dr. Snel.


Durante o ano de 1921, foram atendidas 3.348 enfermos, assim distribuídos: Medicina Geral: 1.886; Psiquiatria: 522; Olhos, nariz, garganta e ouvidos: 448; Alta Cirurgia: 130; Pequena Cirurgia: 304; Exames de Raio X: 58.


O Dr. Alexandre Snel formou-se em 1912 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, seguindo logo após para Europa, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos.


Era um homem extremamente inteligente e preparado razão pela qual era muito conceituado em todo Rio Grande do Sul.

Texto: Airton Engster dos Santos

Colaboração pesquisa de Campo: Jorge Scherer, Lilia Ruwer e Belkis Carolina Calsa


Nenhum comentário: