Aepan-ONG mantém intercâmbio em Santa Clara do Sul




Aepan-ONG mantém intercâmbio em Santa Clara do Sul

Voluntários da Aepan-ONG, Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos acompanhados por Lilia Ruwer visitaram o Lar Divina Providência, museu, monumentos e a igreja matriz em Santa Clara do Sul.

O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a história dos municípios do Vale do Taquari.

Lilia Ruwer atualmente reside em Lajeado, onde possui um trabalho de resgate da memória, possuindo em sua residência grande número de objetos antigos resgatados em toda a região do Vale do Taquari.

Mas Lilia Ruwer é natural de Santa Clara do Sul, motivo pelo qual acompanhou os voluntários da Aepan visitando pessoas que conhecem a história local e também monumentos que representam muito para história do Vale do Taquari.

Cultura em Santa Clara do Sul

Santa Clara do Sul possuí um espaço voltado apenas para a cultura. O prédio de 1888, que já abrigou escola, hotel, delegacia e sub-prefeitura, foi completamente reformado e deu origem ao Centro Cultural, onde está instalado o museu e biblioteca pública municipal da cidade. O prédio, localizado no Centro da cidade, além de valorizar a arquitetura dos antepassados, está facilitando o acesso da população para retirada de livros e visita a exposições de arte e artesanato. Já as peças do museu foram todas catalogadas. Lá, os visitantes encontram instrumentos cirúrgicos, ferramentas de trabalho utilizadas pelo agricultores no século XX, além de fotografias antigas e outras peças.

Museu guarda relíquia usada no combate dos maragatos

A peça mais antiga em exposição no museu é um fuzil usado no dia 28 de maio de 1895, durante a guerra dos maragatos, período em que ocorreu a Revolução Federalista. A arma teria sido usada por um grupo de maragatos que tentavam invadir a localidade de Picada Santa Clara, interior do município. A arma teria sido usada por um dos maragatos, mas falhou durante o combate, sendo substituída pela arma de um outro combatente que estava com a mão ferida. O maragato ferido pediu socorro a um morador das proximidades e deixou a arma como agradecimento pela acolhida.

A guerra dos maragatos é um dos episódios mais marcantes da história de Santa Clara do Sul, e é lembrado em vários logradouros públicos. A principal avenida do município faz alusão ao episódio e leva o nome de Avenida 28 de Maio. Outras ruas ainda levam o nome de personagens históricos que participaram dos combates.

Fotos e Texto: Alex Eurico Santiago


Nenhum comentário: