Frota de Veículos cresceu 7,66% em Estrela no ano de 2008




Estrela recebeu mais de mil veículos em 2008

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acaba de divulgar a frota de veículos dos municípios brasileiros referente ao ano de 2008.

Em Estrela o crescimento foi de 1.074 veículos, ou seja, 7,66% em relação a 2007.

As categorias que mais evoluíram foram automóveis seguidos de motocicletas e caminhonetas. Tiveram crescimento importante ainda motonetas, caminhão-trator e caminhão. Já a categoria ônibus diminuiu. Micro-ônibus e trator estabilizaram.

Estrela apresenta uma taxa de 1(um) veículo para cada 1,92 habitante. Ou ainda cada domicílio possuí em média 1,58 veículo.

São 15.087 veículos circulando nas ruas já apertadas de Estrela. A malha viária de Estrela foi projetada para outro tempo, para veículos menores em menor número e não com tamanha potência.

A situação do trânsito em Estrela é um verdadeiro desafio para as autoridades no que se refere ao fluxo e também disciplina. Algumas alterações na orientação do trânsito no centro da cidade já surtiram efeitos positivos.

E por falar em disciplina no trânsito recentemente a Aepan-ONG realizou uma pesquisa com pedestres de Estrela que se mostraram preocupados (66%) especialmente pela falta de respeito dos motoristas com a faixa de segurança.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos, Tabela e gráfico: Aepan-ONG

Fonte: IBGE – Denataran – Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: