Estrela-RS - Entre as comunidades de Delfina e Arroio do Ouro




Interior de Estrela-RS

Entre Arroio do Ouro e Delfina


No interior de Estrela-RS, entre as comunidades de Arroio do Ouro e Delfina podemos constatar grande riqueza e diversidade ecológica. Área que situa-se entre o perímetro urbano da cidade, o Rio Taquari e o município de Bom Retiro do Sul.


Segundo levantamento do Censo de 2007 realizado pelo IBGE a área abriga 427 domicílios com uma população de 1.368 habitantes.


Nas propriedades rurais, em terras férteis constata-se a produção de leite, suínos, aves, peixe, floresta plantada, cana de açúcar, milho, soja, pastagens entre outros.


Nas comunidades de Arroio do Ouro e Delfina vemos também as igrejas que demonstram a religiosidade da população. Próximos às igrejas estão os prédios das escolas e salão das comunidades, bem ao costume dos imigrantes alemãs que aqui chegaram a partir de 1856.


Também existem os clubes de futebol amador Arroio do Ouro, Aimoré e Delfinense, atual campeão de Estrela-RS.


As sociedades de água de ambas comunidades garantem água potável que é distribuída aos moradores.


As terras das propriedades de Arroio do Ouro que margeiam o Rio Taquari estão com processo erosivo em suas barrancas, o que causa grande apreensão para os moradores que acreditam que o principal responsável pela situação é a barragem de Bom Retiro do Sul.


Na RS 129, antiga estrada para Bom Retiro do Sul já foi alvo de uma série de manifestações para sua manutenção, inclusive com a criação de um boneco que foi batizado de João Buracão, que de quando em vez aparece nas paradas de ônibus como forma de chamar a atenção das autoridades.


Com relação às estradas municipais estão relativamente conservadas, sendo que a prefeitura municipal de Estrela está asfaltando a via de acesso para comunidade de Delfina.

Mas o que mais chama a atenção é a beleza do verde seja das plantações, florestas e matas que margeiam as estradas e lagoas encantadoras com água mesmo em períodos de estiagem.


Um passeio pelo interior de Estrela realmente nos renova o espírito quando percebemos a beleza da natureza e pessoas que labutam sem parar apesar de seus problemas do cotidiano e muitas vezes com a omissão de algumas autoridades como no caso da RS 129.


Texto: Airton Engster dos Santos

Imagens: Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer

Nenhum comentário: