História da Paróquia IECLB de Estrela-RS





História da Paróquia IECLB de Estrela-RS

Vale do Taquari é fortemente marcado pela presença evangélico-luterana. Num raio de 100 quilômetros há 57 comunidades da IECLB que compõem o Sínodo Vale do Taquari.

A edificação das primeiras comunidades na região coincide com a data da imigração alemã.

Ainda no ano de 1856, ano da chegada dos primeiros imigrantes ao município, foi batizada a primeira criança evangélica luterana e apenas sete anos depois, constitui-se a Comunidade Evangélica de Novo Paraíso.

Já a Comunidade de Estrela foi fundada em 01 de maio de 1873 pelo Pastor F. Hauser.No ano seguinte foi edificado o primeiro templo evangélico em Estrela.

Os evangélicos luteranos se preocupavam não somente com sua vida religiosa, mas também com a educação de seus filhos. Por isso, ao lado da igreja em 1904 foi fundada a escola paroquial, onde o próprio pastor era também o professor.

Em 1912 foi fundada a Sociedade de Senhoras Evangélicas e dois anos depois, foram consagrados os dois sinos que ainda hoje chamam as pessoas para os cultos. Os sinos no alto da torre da igreja não estão ao alcance dos nossos olhos, mas neles estão gravadas as seguintes frases: “Terra, terra, ouve a voz do Senhor” e “Glória seja a Deus nas alturas”.

Outra data inesquecível desta bela história foi a consagração do segundo templo construído que substituiu o anterior de 1874. No dia 5 de dezembro de 1926, a nova igreja teve suas portas abertas para a comunidade ao som do coro de trombones que tocava do alto da torre: “Alma bendize o Senhor poderoso da glória”. Este templo serviu à comunidade até por 44 anos, quando foi consagrado o templo atual.

A nova igreja teve suas portar abertas no dia 31 de outubro de 1970 pelo então Pastor Presidente da IECLB Karl Gottschald. A igreja da Comunidade Evangélica de Estrela passou por uma grande reforma em 2006, ocasião em que recebeu novo sistema de som e de luz, além de novo teto, piso, bancos estofados e climatizadores.

Fonte: IECLB

Um comentário:

Marciane Faes disse...

Por acaso há nos livros da igreja alguma referência à compra de um órgão de tubos? Pergunto pois o instrumento que foi instalado em Três Coroas em 1979, apesar de ter na mesa de comando Reeps teria sido adquirido anteriormente por um pastor protestante de Estrela. Desde já obrigada se puder me esclarecer.