Festa de Maio de Estrela - Programações do Maifest

2009 - Festa de Maio de Estrela - Programações do Maifest de Estrela iniciam no dia 15

Uma extensa programação está sendo preparada para as tradicionais festas de maio do município de Estrela, que inicia na próxima sexta-feira (15) e se estende até o dia 24, com a realização do 10º Parkchoppfest e 44º Festival do Chucrute.

Este ano está sendo lançada uma identidade para os festejos tradicionais do mês de maio, o Maifest, que em alemão significa Festa de Maio, resgatando as tradições germânicas, dessa maneira criando uma marca que leva a genuidade de Estrela, com a parceria da Prefeitura de Estrela, Rotary Club, Comunidade Evangélica e Núcleo Cultural de Estrela, com apoio Lojas Benoit, Combustíveis Charrua, Rádio Alto Taquari e Ministério da Cultura.

As programações iniciam na sexta-feira (15), a partir das 19h, no Parque Princesa do Vale, no Lonão Principal, com apresentação da Banda de Estrela. Já às 19h30min, ocorre a abertura oficial, logo após, às 20h, a apresentação do Grupo Folclórico Alemão de Estrela, Banda Liverpool e o Torneiro do Boi – competição que reúne duplas para cobrança de pênaltis.

No sábado (16), a programação inicia ao meio-dia com almoço campeiro, realizado pelos CTGs de Estrela. A partir das 14h, iniciam as tradicionais competições dos Jogos Germânicos, no campo junto ao Parcão. Juntamente com as competições, ocorre no Lonão Principal, o Canta Tchê, com apresentações das bandas: Happy Brass, Banda do Chopão, Banda Porto Novo, Expresso Tchê, Tchê Chaleira e Scarpan.

No domingo (17), a programação inicia às 9h30min, com a realização da Pernada, promovida pela Emei – Casa da Criança, na Rua Júlio de Castilhos; às 14h, realização dos Grenais, no campo, junto ao Parque, juntamente com os jogos, ocorre o show infantil – High School Music Cover, no lonão principal; 15h, circuito Cultural Gaúcho, com a apresentação da Orquestra de Imigrante; 16h, Os Valentinos; 17h, danças de Rua e CTG; 19h até às 21h30min, Tchê Guri.

Abaixo segue a programação do Festival do Chucrute:
Programação do 44º Festival do Chucrute:

Dia 8 (sexta-feira) – Divulgação do Festival do Chucrute com a apresentação dos Grupos Folclóricos, entrega de folders e apresentação da Banda de Estrela, no Unicshopping, às 20h, na Praça de Alimentação.

Dia 9 (sábado) – Desfile típico dos Grupos Folclóricos com carros alegóricos, com saída às 15h, em frente à Samaq pela ruas de Estrela e Lajeado.

Dia 16 (sábado) – Primeiro Baile Típico a partir das 20h, no Centro Comunitário Cristo Rei. Janta com comida típica e baile com a Banda Chopão.

Dia 17 (domingo) – Tradicional Café Colonial, no Centro Comunitário Cristo Rei, a partir das 15h.Dia 20 (quarta-feira) – 16ª Festa do Idoso com apresentação de grupos de danças convidados, com início às 9h. Ao meio-dia almoço típico, à tarde Baile do Idoso.
Dia 21 (quinta-feira) – 3ª Festa das Apaes, no Centro Comunitário Cristo Rei, com apresentação de danças folclóricas, com início às 14h.

Dia 23 (sábado) – Segundo Baile Típico, a partir das 20h, no Centro Comunitário Cristo Rei, decoração típica e apresentação dos grupos de dança. Animação estará a cargo da Banda La Montanara.

Dia 24 (domingo) – Encontro dos grupos de danças de diversas cidades com o Tradicional Café da tarde por quilo. Apresentação de danças dos grupos, tendo por local o Centro Comunitário Cristo Rei com início às 15h. Entrada 1 quilo de alimento não perecível.
Fonte: Prefeitura Municipal de Estrela

Nenhum comentário: