Estrela-RS - Revolução de 1964


Revolução de 1964 passou por Estrela-RS


O Brasil passou por uma grande instabilidade política em 1964. Um golpe militar depôs o Presidente João Goulart – Jango, em 31 de março daquele ano.

No Rio Grande do Sul, até por razões compreensíveis, o Presidente era natural de São Borja, apresentou natural reação ao golpe militar e houve possibilidades inclusive de uma guerra civil.

Entre as estratégias das forças políticas que apoiavam Jango estava a invasão e tomada do Palácio Piratini de onde seria coordenada a resistência.

O Governador do Estado era Ildo Meneghetti, adversário político de Jango e Brizola.

Como a situação se agravou naquele 31 de março, e as possibilidades de invasão ao Palácio Piratini ficou próxima de ser concretizada, o Governador Meneghetti viajou as pressas para o interior do Estado, acompanhado de um Coronel da Brigada Militar.

Em Montenegro almoçou secretamente com alguns correligionários. À tardinha seguiu viagem pela BR 386 (naquela época com estrada de chão), e próximo onde está instalada hoje a Praça de Pedágio na Fazenda Vilanova, o fusca com placas de Ijuí no qual o Governador viajava fundiu o motor.

Passando pelo local, um estrelense reconheceu o Governador e imediatamente comunicou a Adão Herrique Fett, Prefeito de Estrela que era amigo de Meneghetti. De pronto Fett foi ao encontro do Governador para prestar socorro e o fusca foi escondido numa residência no Distrito da Glória.

Um encontro secreto foi articulado num canavial que se localizava onde hoje se situa o Trevo de Estrela no bairro Boa União, cujo objetivo foi definir uma rota segura para Ildo Meneghetti seguir viagem. Participaram deste encontro: Algumas pessoas de Estrela incluindo Adão Fett, Coronel Pacheco e o Governador Ildo Meneghetti.

O Coronel Pacheco que acompanhava o Governador Meneghetti esqueceu sua arma em Porto Alegre, motivo pelo qual foi lhe emprestado um revolver em Estrela.

Um Ford ano 1946, de propriedade da Prefeitura Municipal de Estrela levou o Governador até Passo Fundo onde instalou seu gabinete esperando que os ânimos serenassem.

Após a consolidação do Golpe Militar, exílio do Presidente Jango e Leonel Brizola, Ildo Meneghetti retornou ao Palácio Piratini.

Durante seu governo que foi até 25 de março de 1966, Ildo Meneghetti esteve em Estrela muitas vezes em atividades oficiais ou para visitar Adão Henrique Fett.

Curiosidades:


Ildo Meneghetti nasceu em 1895 e faleceu em 1980. Era engenheiro, foi duas vezes prefeito de Porto Alegre – 1948 e 1951. Foi Presidente do Sport Club Internacional de 1929, 1934 e novamente em 1938. Foi Governador do Rio Grande do Sul por dois mandatos (1955-1929) e (1963-1966). Era filiado do PSD – Partido Social Democrático.


Adão Henrique Fett foi prefeito de Estrela, em dois mandatos (1951-1955 e 1963-1969), deputado estadual eleito suplente em 1958 assume vaga de titular em substituição a Braga Gastal e empresário no Vale do Taquari, nascido em 12 de agosto de 1904, em Bom Retiro do Sul, filho de Jorge Fett e Paulina Arnt. Faleceu em 22 de outubro de 1984, sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela junto com sua esposa Darcyla Einloft Fett. Era filiado ao PL – Partido Libertador.


Os partidos PSD de Meneghetti e PL de Adão Fett, bem como o PTB de Jango e Brizola foram extintos pelo Ato Institucional - AI-2 de 27 de outubro de 1965. Todos os demais partidos políticos existentes no Brasil naquela época foram também extintos pelo Governo Militar substituídos pelo Bi-partidarismo – Arena – Aliança Renovadora Nacional de sustentação ao governo e MDB – Movimento Democrático Brasileiro de oposição.


Pesquisa: Airton Engster dos Santos

Apoio: Jorge Scherer

Fonte: Entrevista: Com Rubem Ruschel e Eva Fett Ruschel; Livros: A História da Comunicação Social nos Governos do RS e História – Brasil em Foco.

Imagens: Acervo do Memorial da Aepan-ONG



Nenhum comentário: