Momentos posse Celso Brönstrup em Estrela-RS





Discurso Celso Brönstrup - Posse 2009 - Prefeitura de Estrela-RS

"(Cumprimentar as autoridades presentes e que devem ser citadas no início do discurso - cumprimentar a platéia, cumprimentar a população estrelense e agradecer ao PARTIDO E UM AGRADECIMENTO ESPECIAL A TODOS OS ELEITORES QUE RENOVARAM A SUA CONFIANÇA NA MINHA GESTÃO ATRAVÉS DO SEU VOTO, MOTIVO PELO QUAL ESTOU AQUI PARA CUMPRIR MEU NOVO MANDATO)
Há quatro anos passados (sic), quando em solenidade semelhante fui investido do cargo público como Prefeito do Município de Estrela, os meus sentimentos eram muito diferentes dos que hoje me dominam.

Na época, junto com a experiência da novidade (hoje posso confessar) convivia um forte sentimento de incerteza em relação ao que me esperava na Prefeitura de Estrela, diante do desconhecimento das condições reais em que a Prefeitura então se encontrava e diante do desconhecimento da qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura.

Hoje, tudo isto já não é mais uma incógnita para mim. Hoje, já tenho uma boa noção de como esta máquina administrativa funciona, entendendo com mais propriedade os seus pontos fortes e frágeis.

Por isso mesmo, estou mais animado com a perspectiva de poder contribuir bem mais hoje do que na gestão passada.

Também já está bem claro para mim que propor mudanças neste contexto público gera fortes impactos, pois de forma inevitável, mexe com o conforto de alguns poucos em detrimento das melhorias que se busca implantar.

O que nem sempre é traduzido por meras discordâncias, o que seria natural, mas há manifestações de toda ordem numa demonstração nítida de antipatia pelo gestor e não pelas suas decisões, numa clara confusão da pessoa pública com a pessoa privada.Mas apesar disso, continuo convicto de que não estou aqui ao acaso. Se muitos renovaram a sua confiança em mim através do voto é porque entenderam a seriedade do meu propósito como homem público e do meu compromisso com Estrela.
É bom deixar claro, mais do que isto, faço questão de frisar para a comunidade estrelense de que estou aqui para contribuir com o bem estar do Município de Estrela: para o bem da coletividade!

Não estou aqui em busca de um cargo ou um salário, pois é público que sei trabalhar e manter uma qualidade de vida digna para mim e a minha família fora daqui.

As minhas conquistas particulares não são provenientes do nada e nem nasci em berço privilegiado em termos patrimoniais, como alguns anunciaram...

O privilégio fica por conta da educação e do apoio que obtive dos meus pais quando me preparavam para enfrentar o mundo e a vida.

O resto foi conquistado com muito trabalho e dedicação.Portanto, reafirmo o que disse há quatro anos atrás (sic): 'Como Chefe do Poder Executivo Municipal, estarei atuando em defesa dos interesses do município de Estrela junto ao Legislativo Municipal, junto aos programas do Estado e da União, sempre determinado a defender e trazer benefícios à população da nossa região.'

Mas enfatizo: não atendendo a interesses de pequenos grupos que querem manter privilégios e vantagens em detrimento do interesse coletivo.

Como já afirmei há quatro anos: Foi com este impulso que aqui cheguei e assim quero continuar, acreditando que um bom governo deve servir ao cidadão e à comunidade, ou seja, no exercício pleno da cidadania, com todos os direitos e deveres que fazem parte deste contexto.

O momento de hoje não tem o mesmo sentido de vitória como da primeira vez. Estou aqui porque matematicamente obtive mais votos do que os meus concorrentes: uma diferença mínima, quase insignificante, não fosse este o critério adotado no resultado eleitoral.
Ao mesmo tempo, de uma forma particular visualizo neste resultado a confirmação de que ao menos parcialmente as medidas por mim adotadas até aqui, tem obtido aceitação
O fator inovador, com novas promessas e até novas propostas, sempre fortes argumentos numa eleição, não cabiam na minha última campanha, já que tive quatro anos para implementar os compromissos assumidos na minha primeira vez.O meu discurso no período de campanha exigia de mim a coerência com aquilo que eu já vinha realizando e, que por certo, pretendo continuar.

Foi com este propósito que eu entrei na 'briga' novamente: Por acreditar nos projetos que estão sendo realizados aqui em Estrela. E não foi fácil tomar a decisão para continuar, pois a participação neste pleito não se resumia em dar andamento às propostas e projetos, mas mais do que isto, tratava-se de continuar tolerando ataques covardes e sem o mínimo de fundamentação veiculados pela internet, devidamente protegidos pelo anonimato como convêm aos covardes.

Ao menos, as várias contestações e, por vezes, difamações veiculadas na mídia local, agora fazendo referência às rádios e jornais, permitiam situar-me em relação às críticas.

Infelizmente, foram poucas às vezes em que me foi dado o direito de expor ou esclarecer determinado tema ou situação, provocando uma distorção de fatos e situações com reflexos negativos na compreensão do andamento dos trabalhos.

Quando isto acontece, a audiência e/ou leitor ficam submetidos à versão dada pelos meios de comunicação, induzindo as pessoas a enxergarem uma realidade - diferente e muitas vezes oposta à realidade real - ou seja, daquilo que realmente acontece. E isto é lamentável, pois assim como não é bom que políticos sejam donos dos meios de comunicação para evitar a parcialidade das notícias, também não é justo que a mídia faça uso da sua força para divulgar informações mal fundamentadas e muitas vezes direcionadas, fazendo passar uma opinião pela informação.

Não é aceitável que o juízo de realidade seja substituído pelo juízo de valor emitido pelo meio de comunicação, como afirmou o reconhecido jornalista e sociólogo Perseu Abramo (1929) nas seguintes palavras: Recriando a realidade à sua maneira e de acordo com os seus interesses político-partidários, os órgãos de comunicação aprisionam os seus leitores nesse círculo de ferro da realidade irreal, e sobre ele exercem todo o seu poder.

Nunca tive dúvidas sobre a importância da comunicação no contexto democrático.Mas é preciso esclarecre que assim como não precisa prevalecer a versão oficial dos fatos, a mídia também não pode abrir mão da notícia, da reportagem, das entrevistas, da cobertura dos fatos para dar lugar ao editorial, ao artigo, ou seja, na forma da interpretação dos fatos pela mídia, muitas vezes induzindo o leitor e a audiência a uma determinada opinião.

Respeitar a audiência e o leitor, acima de tudo, significa fornecer informações suficientes para que eles, o leitor e/ou ouvinte, possam elaborar as suas próprias conclusões de maneira autônoma e independete para chegar a uma opinião que seja sua. O resto é manipulação!

Como me comprometi na primeira gestão, faço-o agora: quero manter a transparência mas para tanto preciso contar com o profissionalismo dos comunicadores para, ao menos, buscarem e divulgarem a versão oficial dos fatos, o que significa como já disse antes, fazer coexistir com muita clareza a informação e a opinião dos que tem acesso à mídia.

Como autoridade local espero poder contar com este importante espaço, não para projeção pessoal, mas para ter a possibilidade de informar a comunidade estrelense sobre as ações administrativas que dizem respeito ao município e, como cidadão, fazer parte do debate público.

Não tenho dúvida de que os membros da minha equipe terão esta mesma expectativa. Esta é outra tarefa complexa, pois nomear pessoas idôneas e comprometidas requer muita atenção: não se trata de escolher pessoas que pensem da mesma forma, ou que sejam deste ou daquele partido, mas acima de tudo, significa a composição de uma equipe com capacidade de trabalho conjunta, caminhando numa mesma direção, permantemente preocupada em buscar soluções para os problemas e demandas do nosso município.

Assim sendo, o convívio e o relacionamento desta equipe, acima de tudo, deverá ser permeada por uma conduta ética e de muita parceria, pois a experiência dos últimos anos deixou evidente para mim que o sentimento de pertencimento é fundamental para manter uma unidade na gestão, por mínima que seja.

Apesar dos contratempos que a vida pública traz, sinto-me com coragem para enfrentar os próximos anos, agora até mais preparado e confiante, após a experiência da última gestão, na qual convivi com a supervisão do Ministério Público, Tribunal de Contas e da própria comunidade estrelense.

Neste período realizamos... (sic)Nesta próxima gestão, espero contribuir mais para o crescimento e o desenvolvimento da nossa região, pois ainda há muito para ser feito, como: ... (sic)

Para tanto, quero contar com uma equipe eficiente, com servidores públicos compromissados com os seus encargos, mas principalmente, com o apoio e compreensão da família estrelense e da minha própria família!!!

Que Deus me ajude, me dando boas condições de saúde e muito discernimento nas minhas ações!Obrigado a todos! E aproveito a oportunidade para desejar a todos um próspero ANO NOVO!"

Nenhum comentário: