Feliz Natal Aepan-ONG


Os cartões de Natal

O costume de enviar mensagens natalinas se originou nas escolas inglesas, onde se pedia aos estudantes que escrevessem algo que tivesse a ver com a temporada natalina antes de sair de férias de inverno e o enviassem pelo correio à sua casa, com a finalidade de que enviassem a seus pais uma mensagem de Natal.

Em 1843, W.E. Dobson e Sir Henry Cole fizeram os primeiros cartões de Natal impressos, com a única intenção de por ao alcance do povo inglês as obras de arte que representavam o Nascimento de Jesus.

Em 1860, Thomas Nast, criador da imagem de Papai Noel, organizou a primeira grande venda de cartões de Natal em que aparecia impressa a frase "Feliz Natal".

Em Estrela não é diferente, no período que antecede o Natal, entidades, comércio, indústria, prestação de serviços, órgãos públicos, autoridades e pessoas da comunidade, em geral trocam felicitações através dos cartões natalinos. Selecionamos algumas mensagens e imagens que foram enviadas através de cartões, em nosso município, nos diversos anos no final do século XX:

1984
Era noite no mundo, noite em Belém. No meio da noite, Uma Estrela... Ele nasceu! E com Ele a vida, a paz, a dignidade o amor aos homens de Boa Vontade! Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Deputado Hélio Musskopf e família.

1986
Nestes dias de festa, uma cordial mensagem de amizade com os votos de Feliz Natal e um Ano Novo melhor ainda. Corsan.

Que este cartão de Natal seja o mensageiro de sinceros votos para um Feliz Natal e próspero Ano Novo. Câmara Municipal de Vereadores.

1987
É Natal! Nasce a esperança. Viver o espírito do Natal é revigorar nossas forças, é alimentar a caminhada de nossa classe. 8º Núcleo do CPERS.

1988
Que neste Natal as alegrias se renovem em esperanças e realizações. São os votos da Escola Estadual de 2º Grau de Estrela.

1989
O Natal se repete todos os dias. – Onde se procura a verdade; Onde o mundo vive unido em Cristo; Onde as pessoas se amem. Com nosso muito obrigado pela colaboração, desejamos que o Natal seja portador de Paz e o Ano Novo um constante renovador de esperanças. Escola Municipal Odilo A. Thomé.

1990
Natal significa nascer...Gostaríamos que a humanidade não matasse nossa vida preservando o Natal na nossa natureza. Centro Inter Escolar Estadual Estrela.

1991
Jesus nasceu neste Natal. Que a luz de sua doce presença abençoe o Ano Novo. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela.

1992
Os sinos da esperança ecoam desde Belém, trazendo a clara certeza da vida que vem. Escola Estadual de 1º e 2º Graus Nicolau Mussnich.

Vamos colher os frutos da amizade e semear os ideais de paz e prosperidade com que sonhamos. Creche Municipal Arco Íris.

1993
Siga lutando, Siga em frente. Você está com sinal verde aberto para vida. Faça deste Natal e Ano Novo um marco para delinear seus objetivos. Siga, não esmoreça! Creia que um 1994 mais próspero, feliz e justo espera você. Leonildo José Mariani – Delegado de Educação.

Natal, um brilho no horizonte quando surge uma nova luz: Jesus. Boas Festas. Casa da Criança Estrelense.

1994
No coração uma paz infinita e nesta mensagem nossa certeza de que somente o Amor é capaz de transformar o homem e o mundo. Guinther Wagner – Prefeito Municipal.

1995
Agradecendo as horas compartilhadas em nosso trabalho ao longo de 1995. Desejamos um Feliz Natal e que o Ano Novo traga muita saúde e alegria, para vivermos todos bons momentos. Conselho Municipal de Educação.

1996
E com Ele veio a Paz, o Amor e a Fé. Que a felicidade e a Paz nos acompanhem na noite de Natal e no decorrer de todo Ano Novo. Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Madre Branca.

1997
Por mais árdua que seja a luta, por mais distante que um ideal se apresente, por mais difícil que seja a caminhada, existe sempre uma maneira de vencer. Que este Natal traga Paz e a energia necessária para continuar vencendo e fazendo renascer nossos sonhos e esperanças. São os votos da Escola Municipal Leo Joas.

Falando nisso, Feliz Natal e Abençoado 2009...

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Cartões de Natal do acervo do Memorial da Aepan-ONG
Observação: Os nomes das instituições constam conforme denominação oficial da época.

Nenhum comentário: