Ruas da Polar reabertas após 34 anos






Ruas da Polar reabertas após 34 anos

As ruas Arnaldo J. Diel e Coronel Flores, que faziam parte da antiga fábrica de cerveja Polar foram devolvidas para comunidade de Estrela após ficarem fechadas por 34 anos.

A solenidade ocorreu no sábado, dia oito de novembro de 2008. O dia estava radiante e com sol intenso, talvez saudando a grande conquista da cidadania.
Tendo Lauro Evaldo Schmitt, da Rádio Alto Taquari, como mestre de cerimônia, os pronunciamentos iniciaram com Roseli Teresinha que falou em nome da irmã Noeli Fincker, representando os Barraqueiros; Nilton Scapin, proprietário da Conpasul; presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dadall; E por fim, o prefeito Celso Brönstrup afirmou que a reabertura das ruas representa uma conquista para toda comunidade. Brönstrup lembrou de Assis Sampaio em seu pronunciamento, escritor que amava Estrela e recentemente falecido.

Em clima de grande emoção os Barranqueiros cantaram o “Hino dos Barranqueiros do Rio Taquari” com letra e música de Mário Ruschel:

Estribilho:
Rua da Praia, que tanta lembrança nos trás!
Das brincadeiras, dos tempos que não voltam mais!

Buraco dos cachorros
Gaiola e alçapão
Soldado ladrão
Futebol na baixada
Comendo cevada

Tático e Marcírio
Tia Ilma e mil folhas
Tio Beno e pão d’água
Prainha americana
Molecada pelada!

Vapor e Adão e Eva
João Risada e barca
Lambari e piava
Eta vida danada
Comendo cevada!

Pronunciamento dos Barranqueiros:
Por Noeli Fincker

Em nome dos Barranqueiros do Rio Taquari de Estrela, quero estender as cordiais saudações às autoridades presentes, e aos demais que se encontram para oficializar e celebrar esse importante acontecimento em nosso município.

É com grande alegria que recebemos a notícia da reabertura da Rua Arnaldo J. Diel, outrora denominada Marechal Deodoro e que em nossa mente é a eterna “Rua da Praia” que tanta lembranças nos traz, como muito bem escreveu o poeta Mário Ruschel.

Sr. Prefeito Celso Brönstrup, foi nessa rua que eu me criei e vi meus irmãos crescerem. Também foi nessa rua que fiz as mais sólidas e duradouras amizades de minha vida. E foi nessa rua empoeirada que conheci meu eterno amor.

Nessa mesma rua Senhor Prefeito, eu acompanhei o crescimento da Cervejaria Polar e que anos mais tarde tomou de nós esse capítulo de nossas vidas. Somente hoje, tantos anos depois está sendo possível caminhar novamente por aqui.

Eram outros tempos, outros anseios... Não havia telefone celular e Internet, muito menos casas cercadas. Todos se conheciam, todos brincavam juntos, tomavam banho na praia do cascalho, acampavam lá também. Aqueles cascalhos grandes que com o calor do sol ficavam tão quentes e que era impossível caminhar por cima deles. Aquilo marcou muito em minha memória, pois as nossas férias eram todas naquela praia.

Estrela tinha outro charme naquela época, em especial o antigo porto que recebia muitos visitantes das mais distintas origens. Era a porta de entrada e saída da cidade e também por onde embarcávamos nos navios a vapor para lendárias viagens à capital. As estátuas do local representavam a indústria e comercio.

Enfim, são memórias de minha vida, e da vida de todos Barranqueiros que aqui se encontram, e também dos que não estão mais conosco. Temos saudades daquela época, e somos a prova que o tempo, esse sim passa, muito depressa inclusive, mas as memórias permanecem vivas em nossa mente, nos relatos de nossos antepassados e nas fotografias.

Queremos agradecer e parabenizar pela iniciativa de revitalizar a nossa Rua da Praia. E desde já, Sr. Prefeito, saiba que estamos a sua disposição para colaborar com o que for preciso nessa grande empreitada.

Com alegria;
Os Barranqueiros do Rio Taquari de Estrela.

Após os pronunciamentos, as autoridades, Prefeito Celso Brönstrup; Primeira Dama, Mariza Casagrande Brönstrup; Vice-Prefeita, Dra. Irene; Presidente do Legislativo estrelense, Ademar Dadall; Empresário Nilton Scapin abriram a fita juntamente com representante dos Barranqueiros.

Texto e Imagens: Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer
Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: