PROERD forma estudantes em cinco cidades do Vale do Taquari:

Suélen Oliveira dos Santos e família
PROERD forma estudantes em cinco cidades do Vale do Taquari:

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pelo 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Estrela, e que formou um número recorde de estudantes (1.145 meninos e meninas), em Estrela, Colinas, Bom Retiro do Sul, Imigrante e Fazenda Vilanova participaram da formatura no sábado, dia 15, no estádio Aloysio Valentim Schwertner do Estrela-FC.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é baseado em um projeto norte-americano e chegou ao Brasil em 1992. A Brigada Militar repassa ensinamentos em sala de aula para estudantes de 4ª e 6ª séries, e também o faz para pais. É uma ação conjunta que envolve, além do policial treinado e capacitado, a comunidade escolar, entidades e órgãos governamentais. Tem o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais segura, afastando jovens do mundo das drogas e assim reduzindo a violência.

O major Paulo Rogério Farias de Medeiros, que em nome de Antônio Scussel representou o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), disse que a maior lição deixada é o recado de amor e fraternidade. O capitão Inácio Caye, que responde pelo comando do BPM de forma interina, destacou a importância do programa e a função desempenhada pela Brigada Militar.

Redações premiadas:

Expectativa geral no momento da divulgação da melhor redação, em trabalho realizado em sala de aula. O primeiro lugar foi para Rafaela Souza Durayski, filha de Sabrina Brito Souza e Adriano Durayski. O prêmio foi uma bicicleta, um telefone celular e uma bola. Além da campeã geral, outras 26 crianças também foram premiadas com uma bola, pelo segundo lugar também em redações; e o mesmo número com um celular pelo primeiro lugar em cada escola participante.

Selecionamos (abaixo) a redação que conquistou o primeiro lugar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, do bairro das Indústrias em Estrela-RS, para publicar no Blog da Aepan-ONG. A vencedora foi Suélen Oliveira dos Santos, filha de Raquel e Alexandre Santos, locutor da Rádio Encanto AM.

Redação Proerd
Redação de Suélen Oliveira dos Santos – Escola Leo Joas –Estrela-RS

Nas aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) são passados pela Policial Militar Mônia, muitos ensinamentos e orientações de extrema importância para as nossas vidas, principalmente para termos um futuro longe das drogas e da violência.

Os alunos gostam muito das aulas do Proerd, e, esperam com ansiedade às quartas-feiras, para receberem mais orientações de como se afastarem das drogas e da violência. As aulas são muito divertidas, com brincadeiras, teatro, bate-papo, etc...

Durante as aulas aprendi através das dicas da PM Mônia, o mal que pode fazer para a nossa saúde o uso de cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, cocaína, inalantes e outras drogas. Para levar uma vida saudável é necessário também escolhermos as nossas amizades, procurando se aproximar de pessoas divertidas, queridas, educadas, companheiras, confiáveis e honestas.
Agindo desta forma dificilmente teremos contato com drogas e violência, mas quando por acaso, a gente tiver algum tipo de relacionamento com pessoas que nos ofereçam drogas, devemos saber dizer não para nos mantermos afastados do mal que isso pode nos causar. É muito importante também que não nos deixemos enganar por propagandas de cigarros e bebidas alcoólicas que colocam modelos e atores bonitos divulgando estes produtos, pois sabemos na verdade que nem eles mesmos bebem ou fumam.

Aprendemos nas aulas do Proerd o mal que pode fazer ao nosso organismo o cigarro, o álcool, os inalantes e a maconha, causando doenças no cérebro, boca, garganta, pulmão, coração e fígado.

Por tudo isso que foi colocado e depois das aulas do Proerd ficou bem claro para mim e para os meus colegas que devemos ficar afastados das drogas e da violência, já que isto nos leva à destruição.

Obrigado escola, obrigado Brigada Militar, pois nós tivemos acesso ao Proerd.

Suélen Oliveira dos Santos

Nenhum comentário: