26° Concílio da IECLB





26° Concílio da IECLB

O 26° Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi realizado no município de Estrela, Rio Grande do Sul.

Participantes ligados a IECLB e pastores de diversas regiões do Brasil, América Latina e Europa estiveram em Estrela prestigiando o evento que já acontece a mais de 50 anos.

Grandes temas foram discutidos, apresentações culturais e uma exposição sobre a Ditadura Militar no Brasil cujo período perdurou de 1964 a 1985.

O evento teve como local o Colégio Martin Luther de Estrela com presença de grande público.

Membros da Aepan-ONG foram prestigiar as atividades culturais e exposição “Direito a Memória e a Verdade” que segundo informações obtidas junto aos organizadores segue agora para Noruega.

A organização do 26° Concílio esteve sob responsabilidade da IECLB de Estrela, Colégio Martin Luther e Sínodo do Vale do Taquari.

Curiosidade: O que é um Concílio?
Segundo dicionário Aurélio: Reunião de toda uma Igreja cristã, pela convocação de uma representação determinada, para definir e deliberar sobre pontos atinentes à missão que lhe é própria.

O Concílio da Igreja é o órgão soberano da IECLB.Tem competência para decidir sobre qualquer questão do interesse da Igreja.
As normas e regulamentos definidos por ele devem ser acatados por todos os Sínodos e comunidades, pelos órgãos administrativos e pelas instituições.Somente o Concílio pode modificar a Constituição, o Regimento Interno e os regulamentos do Ministério Eclesiástico.
O Concílio estabelece o plano de ação da Igreja em território brasileiro e sua atuação missionária no exterior. Cuida da unidade da Igreja. Decide sobre as finanças e o orçamento central. Elege o Pastor Presidente e os Pastores Vice-presidentes, bem como o Presidente do próprio Concílio e o seu Vice.
A maioria dos membros do Concílio é eleita nas assembléias sinodais.50% dos participantes com direito a voto é leigo.

Texto: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: